majo-bear-cute-cute-stuff-Favim.com-653280.jpg

Oi oi! Como assim já é segunda feira? Fim de semana sempre passando rápido… E segunda é dia de post no blog também 🙂 O post de hoje é rapidinho, com 5 dicas do que NÃO FAZER em um blog. Com experiência de quem já teve blogs de todos os tipos possiveis nos últimos 10 anos, acho que posso abordar isso aqui tranquilamente.

? Vocabulário e Gramática: Essa dica é a mais comum ever. Se você tem um blog e pretensão de que ele cresça realmente, precisa dominar bem o português e deixar o internetês pra lá. Escrever errado ou  miga eu tenho 1 dika mara d blz, vc quer? é o fim pra mim. Nem leio o resto. Também é bom cuidar as redundâncias e a repetição de palavras em uma mesma frase. Frases curtas, diretas e sem erros gramaticais são ótimas. E por favor, não esqueça o S no fim da palavra. Umas coisa, umas amiga, daqueles dia, não rola. Deixe pra usar a linguagem coloquial no dia-a-dia. Ah, e não esqueça de cuidar a pontuação e acentuação.

? O Layout: Layouts monocromáticos em tons gritantes, com coisas sobrando ou faltando são um erro. Se quiser crescer, procure aprender a desenvolver seu próprio template, ou invista em um profissional. E dou essa dica por experiência própria: Meu primeiro layout quando eu nem tinha domínio próprio era todo gritante em vermelho, não deu certo. Outra coisa: Evite usar imagens da internet pra fazer cabeçalhos. Primeiro porque são comuns, segundo porque podem ter direitos autorais e o uso indevido pode render uma demanda judicial.

? Música e Animações: Jamais coloque música de fundo (a menos que seja um blog sobre uma banda ou algo parecido) automática pra tocar quando o blog é acessado. E pior ainda, com o botão de pause em um lugar que o leitor vai demorar meia hora pra descobrir onde fica. Cursores animados também não são legais, a época em que estavam na moda já passou.

? Fotografia x Texto: É essencial balancear a quantidade de fotos/post em um blog. Posts com mil fotos a cada frase escrita são os mais odiados. A informação textual se perde e o post fica muito grande, e isso não agrada quem tem interesse na leitura, assim como parágrafos longos e poucas fotos também não são amados. O ideal é colocar apenas as figuras necessárias para ilustrar, sempre e quando sua postagem não estiver relacionada totalmente à foto, como por exemplo um tutorial ou look do dia, quando pouco texto e muitas fotos são o mais comum. Uma dica: uma reclamação constante dos leitores é que as fotos sejam pegas prontas da internet. Um blog com bom retorno e público é aquele que produz conteúdo exclusivo, que faz suas próprias fotos e textos. Googlar para achar fotos está fora.

? Falta de Padrão: Não sei se isso incomoda mais alguém além de mim, mas considero fundamental ter os parágrafos alinhados no formato de justificativa, assim todos ficam retinhos e parelho. É um fator que me incomoda muito, mas consigo contar nos dedos as blogueiras que configuram a escrita assim. Não sei se minha paranoia com isso se deva ao fato de todo e qualquer trabalho de faculdade deve ser feito deste modo, mas o caso é que esteticamente esse formato é muito melhor.  Ah, e já ia esquecendo, outro padrão que conta muito é o do tamanho das fotos, deixar todas no mesmo tamanho  ajuda pacas na estética do seu blog 😀

Essas foram minhas cinco dicas pra melhorar seu blog, e espero que ajudem e tal 🙂 Se alguma te servir, volta aqui pra  me contar!

13 - 1

Me encontre nas redes sociais  ⤵⤵

FACEBOOK | TWITTERINSTAGRAM

?

tumblr_mq4fjns3RT1s8pclzo1_500