800px-Posada2.Catrina

Há 101 anos a Catrina participa do Día de los Muertos, no México, como a principal representação da data no País. Foi criada para representar metafórica e humoristicamente a alta sociedade mexicana, presente no país antes da Revolução. Pode ser representada de forma bem vestida e elegante pronta para dar um passeio na Alameda Central, ou em puros ossos, pronta para levar algum enfermo, pois, é a legítima Morte. A Catrina se faz presente para nos lembrar que mesmo os mais ricos enfrentam a morte, que ela é igual para todos.

A HISTÓRIA:

La Calavera Garbancera ou Catrina de los Toletes , é uma ilustração do artista mexicano José Guadalupe Posada. É uma crítica social aos mexicanos indígenas que no início do século XX queriam tornar-se nobres, seguindo a cultura europeia e negando sua “mexicanidad”. O significado da Catrina é que, por mais posses e riquezas que tenhamos, nosso destino será o mesmo: a morte. Aos poucos, La Catrina ganhou fama e se incorporou à cultura mexicana, sendo uma das principais representações gráficas do día de los muertos.

cav

No começo, o único acessório usado por La Catrina era um chapéu. Na época em que a Catrina já havia adquirido alguma fama, o pintor Diego Rivera pintou um mural chamado Sueño de una tarde dominical en la Alameda Central e, além de colocar uma roupa na caveirinha, a batizou como Catrina. Por isso diz-se que La Catrina pode vagar pela Alameda, um dos locais principais do centro histórico da Cidade do México.

The_Kid_-_Diego_Rivera

No ano de 2013 comemorou-se os 100 anos da morte de Posada, com direito a exposição no Museu Nacional de Arte Mexicana de Chicago.

100-Anos-card

La Catrina é muito popular no mundo todo, no Halloween é uma das caracterizações mais usadas, e até a Frida Kahlo já ganhou sua ilustração na versão Catrina.

catrinas

24117-7bde49b62f8066f50150df7b32293b30

Como se não fosse suficiente essa popularidade, La Catrina também é um dos desejos mais encontrados no mundo das tatuagens. No geral,  a caveira/catrina mexicana é uma das tatuagens mais desejadas, e como arte corporal significa a Vida, afinal, quem mais habilitado do que os mexicanos para acreditar que depois da morte continuamos vivendo?

tattoo

Gostou do post? Quer saber mais sobre o México? Me escreva nos comentários sobre o que você quer saber.

Até a próxima  🙂

Me encontre nas redes sociais

FACEBOOK | TWITTERINSTAGRAM