IMG_0301

Hey! Pra quem participa ativamente de grupos de blogueiros no facebook não é difícil perceber que uma das dúvidas mais frequentes é: Qual hospedagem é melhor, Blogger ouWordpress? Como já testei ambos, acho que posso falar um pouco sobre a minha experiência com eles.

Antes deste blog ir ao ar, já tive outros milhares. Todos eles foram hospedados pelo Blogger. Ao escolher que seu site seja criado através do blogger, você vai estar escolhendo uma hospedagem de fácil acesso, em termos de postagem. Aqui o seu domínio será http://seudominio.blogspot.com, e você pode comprar um domínio personalizado dentro do próprio site, tornando-o .com.br.

BW

Como já mencionei, o painel de controle do Blogger é muito simples e fácil de ser manuseado. Isso é um ponto positivo, caso você queira um site mas não saiba muito sobre como administrá-lo. Por ser bem fácil de mexer, o Blogger oferece recursos básicos e limitados, o que não é a melhor opção caso você esteja procurando oferecer algo mais profissional aos seus leitores.

O Blogger também é uma boa opção para quem não quer investir muito em layouts. Por ser um hospedeiro muito popular, o numero de webmasters que trabalham com ele é grande, o que acaba deixando os custos mais baixos por conta da quantidade de opções de profissionais. Fora os layouts grátis, e a opção de você mesmo customizar seu template nas configurações.

Atualmente tenho o blog hospedado no WordPress. No começo ele tinha o final .wordpress.com, mas com o intuito de profissionalizá-lo, mudei para o .com.br (você pode compra-lo dentro do WP ou por fora, como eu fiz). O WordPress é, hoje em dia, o hospedeiro mais utilizado por profissionais, pois tem opções estendidas e que oferecem um site de melhor qualidade.

Infelizmente, com o WP nem tudo são rosas. Confesso que me dava agonia no começo, nas primeiras vezes em que acessava o WP achava muito complicado e diferente do Blogger. Aqui o negócio também complica no que se refere a identidade visual. Não é fácil desenvolver um layout para o WordPress, e a quantidade de profissionais que faz isso é escassa, portanto, os valores são altos. Esse foi um dos motivos pelos quais fiquei muito tempo como domínio .wordpress.com. Pesquisei durante muito tempo um profissional que não cobrasse um rim para fazer meu layout.

Acho que as diferenças são claras: Blogger é o mais indicado para iniciantes ou pessoas que seguirão um hobby, enquanto o WordPress tem um custo x benefício muito melhor para quem pretende se profissionalizar. Aliás, já ia esquecendo de comentar: Com o tempo fica bem fácil de mexer nas ferramentas do WP 🙂

Se você pretende criar um site/blog recomendo que pense muito a longo prazo, pois caso resolva criá-lo em X site e mais tarde queira trocar para Y, a mudança é meio chatinha de ser feita. Espero que tenha ajudado 😀

Me encontre nas redes sociais ⤵⤵

FACEBOOK | TWITTERINSTAGRAM